terça-feira, 1 de abril de 2014

Diagnóstico diferencial

Onicomicose, psoríase ou líquen plano?

O diagnostico diferencial é fundamental para a conclusão de um tratamento, por isso vale a pena se  



Há, por vezes, grande dificuldade para se chegar a diagnóstico de infecção fúngica das unhas, o que ocorre tanto em relação ao seu diagnóstico diferencial com outras onicopatias, quanto à etiologia da própria onicomicose, o que implicará em diferentes tratamentos.


As alterações ungueais das onicomicoses a serem observadas e que auxiliam nessa diferenciação das onicopatias são principalmente: onicólise, hiperceratose subungueal, alterações de coloração, como leuconíquia e melanoníquia, e distrofias, entre outras. Seu diagnóstico diferencial deve ser feito, em especial, com psoríase e líquen plano.

O diagnóstico diferencial mais importante das onicomicoses deve ser feito com o psoríase apresenta caracteristicamente pitting, descoloração da unha, onicólise e hiperceratose subungueal, chegando até à distrofia total em alguns casos.



As lesões ungueais de líquen plano, evidenciam-se por estrias longitudinais, pterigium ungueal, perda da unha e também hiperceratose subungueal. As lesões traumáticas, em geral, mostram leuconíquia, hemorragia e alteração da pigmentação. A fotoonicólise por drogas,  provoca alteração da pigmentação e onicólise. Já os pacientes com paquioníquia congênita apresentam hiperceratose, elevação e pigmentação da lâmina.



Pdga Aline Cesário